segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Ronda - Alda Lara


Na dança dos dias

meus dedos bailaram...

Na dança dos dias

meus dedos contaram contaram,

bailando cantigas sombrias...

Na dança dos dias meus dedos cansaram...

Na dança dos meses

meus olhos choraram

Na dança dos meses

meus olhos secaram

secaram, chorando por ti,

quantas vezes!

Na dança dos meses

meus olhos cansaram...

Na dança do tempo,

quem não se cansou?!

Oh! dança dos dias oh!

dança dos meses oh!

dança do tempo no tempo voando...

Dizei-me, dizei-me,

até quando? até quando?



(Alda Ferreira Pires Barreto de Lara Albuquerque. Benguela, Angola, 9.6.1930 - Cambambe, Angola, 30.1.1962). Era casada com o escritor Orlando Albuquerque. Muito nova veio para Lisboa onde concluiu o 7º ano do Liceu. Freqüentou as Faculdades de Medicina de Lisboa e Coimbra, licenciando-se por esta última. Em Lisboa esteve ligada a algumas das atividades da Casa dos Estudantes do Império. Declamadora, chamou a atenção para os poetas africanos. Depois da sua morte, a Câmara Municipal de Sá da Bandeira instituiu o Prêmio Alda Lara para poesia. Orlando Albuquerque propôs-se editar-lhe postumamente toda a obra e nesse caminho reuniu e publicou um volume de poesias e um caderno de contos. Colaborou em alguns jornais ou revistas, incluindo a Mensagem (CEI).

Nenhum comentário: